A Sala e o seu acervo
A Sala de Música foi criada em 2021, a partir da reorganização da biblioteca da Casa 1, e o seu acervo foi formado a partir da absorção do acervo particular de José Eduardo, posteriormente acrescido de aquisições pela Associação Cultural Acervo da Laje e doações de colaboradores. Hoje a Sala contém uma coleção de gravações musicais composta por CDs, DVDs, discos de vinil, fitas cassetes e VHS, bem como rádios antigos, reprodutores de áudio e algumas obras de arte.
Com o projeto Acervos Dissidentes: Sala de Música Clementina de Jesus, pudemos modernizar a sala no ano de 2024, bem como catalogar uma parte das suas coleções. Por essa razão, compartilhamos com o público em geral duas coleções com nomenclaturas provisórias: 1. Coleção Clementina de Jesus, nossa homenageada, composta por CDs; e 2. Coleção Abril Cultural, composta por três séries lançadas a partir da década de 1970 pela editora Abril, homenageando compositores e intérpretes da música popular brasileira.
Para acessar nosso material catalogado até o momento, acesse a planilha:
Realização: Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022